No Ano Internacional das Florestas, deputado Aldo Rebelo quer detonar o Código Florestal brasileiro . Satélites do Inpe indicaram aumento de 11% no abate de árvores entre agosto e dezembro de 2010, comparado ao mesmo período de 2009

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Organização das Nações Unidas (ONU) anuncia 2011 como o Ano Internacional das Florestas. 
Contramão: deputado Aldo Rebelo apresenta proposta de alteraçao do nosso Código Florestal Brasileiro contendo: 
  • anistia a desmatadores, 
  • redução nas áreas de preservação permanente, 
  • ocupação de encostas e topos de morros, 
  • muitas outras agressões à legislação ambiental em vigor.
Cientistas rejeitam projeto de Aldo Rebelo sobre Código Florestal
Essas ameaças contra a natureza, reunidas no relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB), levaram pesquisadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) a participar de um seminário na Câmara dos Deputados, terça-feira, 23 de fevereiro, para divulgar um estudo sobre os inevitáveis danos que tais mudanças provocarão. (Saiba mais.)

Deputado Ivan Valente (Psol-SP): Relatório Aldo Rebelo foi elaborado em função dos interesses de uma corporação, do agronegócio ...". "Não podemos votar com pressa... todo dia aparecem fatos novos: desde as tragédias da região serrana do Rio até este seminário, onde a SBPC assumiu publicamente uma posição mais clara e incisiva contra o relatório do Aldo".


Substitutivo de Rebelo ao Código Florestal: foi aprovado em julho por uma comissão especial. Próximo passo: votação dos 513 deputados em plenário. 

Instituto O Direito Por um Planeta Verde: grave ameaça às florestas contida na proposta. A pretexto de uma revisão e de uma adequação da legislação florestal, a proposta é um retrocesso muito significativo que vai ter e já está tendo repercussões, com o aumento do desmatamento, sobretudo na Amazônia. 

Bancada ruralista: maior interessada na aprovaçao urgente. 

Ritimo das motosserras na floresta amazonica voltou a crescer bos cinco meses que se seguiram à menor taxa de desmatamento da Amazônia em 22 anos, informou no dia 3 de fevereiro o jornal O Estado de S. Paulo.

Castelo dos Sonhos, Altamira, Pará: Ibama flagra desmatamento de 2 mil hectares em área pública, em período de chuva e em area de dificil acesso (notícia do dia 5, no O Globo).

Cinturão do desmatamento: Pará, Mato Grosso e Rondônia.

Avanço em direçao às áreas intocadas: madeireiros migram rumo às áreas de difícil acesso e floresta virgem no Amazonas, o maior e mais bem preservado estado da região. 

Ibama elege cinco grandes pontos de combate aos madeireiros, guarnecidos por patrulhamento aéreo e fluvial: Sul do Amazonas; Sul de Roraima; região de Barra do Corda, no Maranhão; Centro-Sul do Pará; e a área crítica de desmate na divisa entre Pará e Mato Grosso.

Fonte: socioambiental.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB