Policiais militares transformam a vida de moradores do Paar em um inferno e são vistos todos os finais de semana recebendo propina do dono do dançará CONGRESSO, ponto de encontro de bandidos. Hoje, dois PM's usaram a viatura NSG8805 para colher o "pagamento"

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Hoje, logo cedo, a secretária de uma vizinha (que sabe que sou PJ) veio até mim, inconformada, relatando que mais uma vez ela (e muitas outras pessoas) viu dois policiais militares recebendo propina do dono de uma boite chamada Congresso, localizada no PAAR, ao lado do final da linha do onibus Cidade Nova VI-Presidente Vargas, ponto de encontro dos meliantes do bairro (segundo a denunciante).  
Era por volta das 6 horas da manhã de hoje quando vários trabalhadores que estavam na parada de ônibus sita em frente ao CONGRESSO visualizaram a viatura NSG8805, com dois POLICIAIS MILITARES, estacionando naquele local e logo um dos PM's desceu e dirigiu-se ao proprietário do local (descrito pela denunciante como sendo um homem gordo, barrigudo, de pele clara, baixo, cabelo bem curto). Depois de conversar poucos minutos com o PM o proprietário da "boite" entregou ao "agente da lei" um valor em dinheiro, sem nenhuma preocupação com a discrição. O policial, ao contrário, apressou-se em colocar as cédulas no bolso da farda e, ato contínuo, retornou à viatura onde seu colega o aguardava.
As pessoas que estavam na parada do ônibus ficaram observando a cena e trocando impressões. Algumas comentaram que lhes pareceu que o dono do CONGRESSO estava pedindo um desconto na propina, a qual não foi possível aferir o valor, mas as testemunhas acharam que seria entre cem e cento e cinquenta reais. 
A denunciante descreveu que tanto o PM que desceu do carro quanto o que permaneceu na viatura eram morenos, franzinos e trajavam a farda verde, sem colete. Ela esclareceu que procurou a identificação deles na farda para poder informar para mim, conforme sempre a oriento, mas não encontrou, de forma que concluiu que eles haviam retirado seus nomes da farda.
A testemunha relatou, ainda, que, no momento em que o PM recebia a propina, bem perto dele, no meio da rua Curuçambá Oeste (canteiro central do Paar), "um mau elemento" (textuais) espancava uma mulher, aplicando-lhe socos no pescoço. Ela gritava muito, pedindo socorro, mas o PM nem olhou para ela. Ignorou o crime e partiu, de posse de sua propina.
A denunciante afirmou que toda sexta, sábado e domingo a viatura da PM é vista circulando pela imediações do Congresso para dar a proteção aos bandidos que frequentam o local. De manhã, quando a festa acaba, eles cobram do proprietário a propina pelo serviço. 
Dentro da dita casa de festa já ocorreram três homicídios, sendo que o último foi em 2010, quando os seguranças do local (tem três que ficam na portaria) arrastaram o corpo para fora do recinto afim de que constasse do Inquérito Policial que o homicídio ocorreu na rua. Como a vítima era tida como fora-da-lei (no Congresso não entra gente de bem, aduziu), nem a família, nem os vizinhos e nem as autoridades públicas tiveram interesse em investigar com zelo, acredita a denunciante. 
A barulheira do dancing inferniza a vida dos que residem mais próximo pois o som é muito alto. Ninguém dorme nos finais de semana. Ao amanhecer de todos os sábados, domingos e segundas-feiras os trabalhadores que precisam sair cedo para o trabalho ficam à mercê dos assaltantes que passam a noite se divertindo no Congresso e, ao final da festa, saem de lá para assaltar quem está na parada de ônibus ou passando com destino ao trabalho. 
Disse, ainda, que a vida no PAAR é um inferno por conta dos bandidos, sendo que na expressão "bandidos" ela inclui os com e os sem farda, embora afirme que, para os moradores do PAAR os piores são os com farda porque são mais violentos. Eles são bandidos que se escondem por trás de uma instituição - a Polícia - e por isso ainda usam o sistema para acobertar suas práticas criminosas contra os cidadãos. A denunciante afirmou que no PAAR existe uma unanimidade entre os moradores: todos comentam que a "Polícia é mais bandida do que os bandidos" porque são  bandidos oficiais, do Estado. Ela afirma que os policiais, quando entram lá, não vão atrás de prender bandidos, mas sim de infernizar a vida dos trabalhadores, dos cidadãos de bem, os quais são humilhados, espancados e até presos se não se curvarem para os policiais bandidos. Enquanto isso, os meliantes ficam à vontade para assaltar. 
Por conta dessa situação, as crianças do PAAR têm pavor da Polícia. Quando visualizam a viatura se aproximando saem correndo para dentro de suas casas chorando e dizendo "eles matam, eles matam". 
Os moradores dizem que os PM"s deixam os bandidos à vontade, mas quando veem uma pessoa de bem, um casal, um rapaz trabalhador, um chefe de família, uma mãe que trabalha para o sustento de seus filhos, aí sim, eles param, gritam, humilham, prendem. Eles dizem que os bandidos sem farda metem menos medo porque só assaltam quem tem alguma coisa, mas os PM's podem pegar qualquer um, sendo que, para eles, quanto mais pobre, melhor pois aí se sentem com mais poder para espancar e humilhar.
No Paar, a Polícia aborda as pessoas de bem gritando "cala a boca, cala a boca, põe a mão na cabeça", enquanto os assaltantes transitam normalmente, sem serem incomodados, pedalando alegremente as bicicletas que roubam de quem trabalha.
A denunciante esclareceu que a ROTAM não está incluída na denúncia e é tida, pelos moradores do PAAR, como "a melhor Polícia", textuais (como se existissem duas corporações), mas dificilmente a viatura da Rotam é vista por lá. Ela informou, ainda, que  os PM's que recebem propina e fazem vista grossa para os bandidos são os que ficam em um local onde antes funcionava o corpo de bombeiros do PAAR e hoje é uma espécie de central de Polícia, com "umas cinco viaturas que só servem para acharcar as pessoas de bem e dar apoio aos meliantes", textuais.  
A denunciante acha que os moradores estão dispostos a falar com as autoridades, desde que não sejam identificados, pois têm pavor da Polícia. 

Comentam que o filho do dono do CONGRESSO é um dos mais ferozes assaltantes de lá, mas a denunciante nao o conhece pessoalmente. No mês passado ele teria dado dois tiros em um rapaz chamado Dadá, mas feizmente ele é ruim de pontaria e errou o alvo.

Providências: vou encaminhar a denúncia para a Promotoria MIlitar pois a pessoa está disposta a falar perante o MP, desde que sua identificaçao fique protegida. 


Meus comentários: quem pensa que o problema do PAAR e dos demais bairros periféricos nao atingem o nosso "sagrado centro de classe média" está enganado. A "guerra civil" que ocorre na periferia está pouco a pouco sitiando a "Belém charmosa do passado". Na sociedade de massa todos os problemas são de todos. Não é possível viver o sonho de consumo neoliberal ignorando a realidade de exclusão da maioria. A situação vai cobrar seu preço, ninguém duvide disso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra. Ana Maria, por que você é tão séria? Parece que só vive em funçao do trabalho. Só a coletividade importa? E a sua vida particular, como anda? Olha, nao se ofenda, mas .... você tem um amante?
Leia o texto abaixo e vai compreender.

Quem é o seu amante? (por Jorge Bucay - Psicólogo)

Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um.

Há também as que não têm, e as que tinham e perderam.

Geralmente, são essas últimas que vêm ao meu consultório, para me contarem que estão tristes. Ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc.

Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar seu tempo livre.

Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.

Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme:"depressão", além da inevitável receita do anti-depressivo do momento.

Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que não precisam de nenhum anti-depressivo; digo-lhes que precisam de um AMANTE!!!

É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho.

Há as que pensam: "Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas?!?

Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais.

Para aquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte:

"AMANTE" é aquilo que nos "apaixona", é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono, é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.

O nosso "AMANTE" é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.

Às vezes encontramos o nosso "AMANTE" em nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis.

Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente. Na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto....

Enfim, é "alguém" ou "algo" que nos faz "namorar a vida" e nos afasta do triste destino de "ir levando"...

E o que é "ir levando"?
Ir levando? é ter medo de viver.

É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o Sol ou com a chuva.

?Ir levando? é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão, de que talvez possamos realizar algo amanhã.

Por favor, não se contente com "ir levando".

Procure um amante, seja também um amante e um protagonista DA SUA VIDA!

Acredite:

O trágico não é morrer, afinal a morte tem boa memória, e nunca se esqueceu de ninguém.

O trágico é desistir de viver...

Por isso, e sem mais delongas, procure um amante ...

A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental:

"PARA ESTAR SATISFEITO, ATIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR A VIDA".

Anônimo disse...

Dra. Ana Maria, este tipo de atitude é comum dentro da corporação, pois há "policias" que saem para trabalhar, não para cumprir a lei, mas para praticar estorções é uma vergonha.

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB