Eduardo Barleta é empossado no cargo de PGJ do Pará

sexta-feira, 18 de março de 2011

Eduardo Barleta assumiu hoje a chefia do Ministério Público do Pará, em cerimônia no Hangar. 

Primeiro colocado na lista tríplice formada em eleição pelos promotores e procuradores de Justiça paraenses, o novo PGJ foi nomeado em dezembro de 2010 pela então governadora do estado, Ana Júlia Carepa. 

Pela Constituição Federal, o(a) governador(a) pode nomear qualquer um dos integrantes da lista tríplice, mas a escolha do candidato mais votado tem sido defendida pelos membros do MP e respeitada pelos governadores. Ana Julia, por exemplo, mencionou que a escolha do novo PGJ foi feita em respeito à "expressiva votação obtida pelo primeiro colocado no processo democrático de eleição realizado no Ministério Público do Pará". 
Antônio Eduardo Barleta de Almeida ingressou no Ministério Público do Pará em 1985. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Santa Cruz do Arari, Soure, Primavera, Santarém e Capanema. Já na capital do estado atuou na 2ª Promotoria de Execuções Penais, foi sub-corregedor-geral, assessor da PGJ e 4º procurador de Justiça Cível. Antes da posse exercia o cargo de sub-procurador-geral de Justiça da área Jurídica e institucional. Ele fica na chefia do MP/PA até 2013, mas pode ser reconduzido por mais dois anos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB