Policia Militar é aplaudida pela multidão do Galo da Madrugada, no Recife

sábado, 5 de março de 2011

Estava eu como expectadora da famosa festa de carnaval do Recife, o Galo da Madrugada, quando repentinamente, no meio da multidão que dançava o frevo freneticamente pelas ruas do Recife antigo, três homens e duas mulheres, cansados da liberdade e da alegria, decidiram espancarem-se mutuamente. Os brigões, no entanto, não conseguiram causar nenhum estrago à alegria geral porque, em questão de segundos, cerca de 15 policiais militares os alcançaram, dominaram, algemaram e levaram para uma delegacia móvel que foi armada em um largo ao lado do corredor da folia, próximo ao "Palácio do Galo", por onde passam as dezenas de trios elétricos que compõem a tradicional manifestação popular de carnaval. Até aí, tudo normal. A Polícia do Pará também age rapidamente para evitar lutas corporais nas festas de rua. Minha surpresa foi ver toda a multidao aplaudindo a Polícia que conduzia os brigoes para o xadrez.


Eu estava tao interessada em observar a festa, as fantasias inusitadas e o comportamento das pessoas que nao aplaudi, mas é claro que aderi silenciosamente ao coro daqueles que - ao aplaudirem o correto uso da força pela Polícia, em prol da segurança da coletividade - estavam condenando a ação de quem não sabe se comportar em festas populares e inicia brigas que podem ter desfechos muito tristes até para pessoas estranhas a fato. 

Sobre o Galo:

Em sua 34ª edição, o Galo da Madrugada bateu seu próprio recorde ao unir mais de 1,5 milhão de pessoas que acompanharam neste sábado, dia 5, os 26 trios elétricos e quatro carros alegóricos, além de bonecos gigantes, orquestras e passistas de frevo.
Como já é tradição, o bloco ganha a rua pontualmente às 9h, com direito a queima de fogos. Até as 19h, cerca de 600 músicos garantiram a animação ao longo do percurso, que abrange as ruas dos bairros de São José e Santo Antônio e termina na Avenida Guararapes, em frente ao maior símbolo do carnaval pernambucano: o galo gigante, montado sobre a Ponte Duarte Coelho.

Neste ano, o galo tem 25 metros de altura e consumiu 2,5 toneladas de material, principalmente ferro e fibra de coco.

Tema do Galo: "Voltei, Recife"
O Galo da Madrugada veio com o tema “Voltei, Recife!” em homenagem aos pernambucanos que estão distante da terra-natal. O frevo de Luiz Bandeira é uma das canções mais representativas do repertório do carnaval de Pernambuco. Para mim, esse tema foi uma feliz coincidência pois sempre que chego na casa de minha irmã, em Recife, entro cantando "voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço ...".

3 comentários:

Anônimo disse...

O blog é sociedade PARAENSE, não Pernambucana :(

Vinicius C. disse...

Você poderia fazer um post especial sobre bullying? Obrigado.

Ana Maria disse...

Prezado Vinicius, escreverei sobre o assunto sugerido. adianto-lhe que fui vítima de bullying na preadolescencia e ns primeiro anos da adolescencia. Minha família me imputava defeitos como "desengonçada", "dura", "não tem molejo", é "raivosa", "não vai casar", "não vai ser mãe", e por aí vai. Por issso nunca aprendi a dançar, era super tímida e me achava feia (não que isso fosse mentira kkk, mas também a feiura não é tanta assim e não existe feios no mundo). Vergonha de fazer feio. Por outro lado, me fez mergulhar nos estudos porque na escola eu era a "queridinha", a CDF que só tirava 10 e todas invejavam. Bom, mas falo melhor sobreisso na postagem.bjos, ana maria

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB