Preconceito e discriminação: dona de casa é condenada a indenizar anã por danos morais

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Extraído de: Espaço Vital  -  14 horas atrás
Em Porto Alegre-RS uma mulher da classe alta porto-alegrense discriminou uma anã por sua condição física de portadora de nanismo. A ofendida obteve na Justiça o direito de ser reparada financeiramente por danos morais.

Candidata a uma vaga como doméstica e rejeitada por ser anã, ela receberá da ofensora Marize Sirotsky a importância de R$ 7.650,00. A decisão é da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que manteve condenação aplicada pelo juízo da 5ª Vara Cível de Porto Alegre.
A autora da ação contou que, acompanhada de sua cunhada, dirigiu-se para a entrevista de emprego. No elevador, as duas encontraram-se com Marize Sirotsky, que conversou  com a cunhada da anã pensando se tratar da candidata. Ao saber que se dirigia à pessoa errada, a eventual patroa afirmou que "jamais contrataria uma anã para trabalhar em minha casa, pois não me sentiria à vontade - e meus filhos não aceitariam".
A versão foi confirmada por testemunhas, bem como o interesse na contratação, inclusive com pedido de referências sobre a pretendente à vaga. Entre as testemunhas a favor da pretendente à vaga depôs um advogado, ex-conselheiro seccional da OAB-RS.
A sentença considerou que o ato gerou consequências e não meros dissabores, caracterizando o dano moral. A ré negou os fatos e interpôs apelação no Tribunal de Justiça.
O julgado do TJ gaúcho concluiu que 
"a atitude da ré, dotada de preconceito e de nítido conteúdo discriminatório em razão da autora ser portadora de nanismo, revela conduta reprovável e, a toda evidência, causou humilhação e imensurável abalo à honra e à imagem da autora, bens personalíssimos, merecedores de proteção jurídica".
Ainda não há trânsito em julgado. (Proc. nº 70038576906)

Anões
O nanismo é a condição genética que diminui a altura média de um indivíduo.
Na literatura infantil, os anões aparecem freqüentemente nos mitos e lendas nórdicas e germânicas, onde são vistos como tendo seus próprios chefes e atribuições diversas; não são belos, mas têm inteligência superior. Muitos deles dizem que "conhecem o futuro" e usam grandes barbas.
Segundo a história, os primeiros anões que se reuniram em parceria formaram um grupo nórdico chamado de "Filhos de Ivaldi".
Mas os mais famosos anões foram os sete companheiros de Branca de Neve (em alemão Schneewittchen). O conto de fadas é originário da tradição alemã e foi compilado pelos Irmãos Grimm, publicado entre os anos de 1812 e 1822, num livro com vários outros contos, intitulado "Kinder-und Hausmaërchen" ("Contos de Fada para Crianças e Adultos"). Esses sete anões - eternizados também por Walt Disney - são Soneca, Dengoso, Dunga, Feliz, Atchim, Mestre e Zangado.

Dunga Gaúcho
Foi um deles que - num carinhoso ambiente familiar, em Ijuí, no interior do RS, nos anos 60 - inspirou o apelido dado a Carlos Caetano Bledorn Verri, treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como volante.
O Dunga gaúcho foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.Mas na Copa do Mundo do ano passado conseguiu aborrecer milhões de brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB