Rua ao lado da Unama vira lixão

terça-feira, 26 de abril de 2011

Por Geraldo Tavares - engenheiro e ambientalista, coordenador do Grupo de Combate ao Lixo em Belém


É incrível, mas a cada dia que passo na rua ao lado da Unama onde fica um canal da macrodrenagem  fico mais horrorizado com a insesatez humana. A cada dois ou três dias  um caminhão da prefeitura retira carradas de lixo e a cada dia nova quantidade de dejetos é depositada por moradores  e empresas  circunvizinhas que elegeram aquele "point" como depósito de seus rejeitos a céu aberto.
A quantidade de lixo é tamanha que começa a prejudicar e interferir no trânsito. Já vi de tudo: dezenas de carcaças de tvs , armários, animais mortos etc...  Hoje está debutando um enorme sofá vermelho. A cena é de terra arrasada, pois no feriado aumentou a quantidade. Existe lixo de fácil identificação dos poluidores. Por exemplo, diariamentes são depositadas dezenas de pneus que provavelmente são oriundos de uma borracharia vizinha. Pergunta-se: onde está a fiscalização da prefeitura que não autua esses criminosos?  A PMB informa que mantém fiscais para esse fim, só que parece ser balela , pois neste caso não existe dúvida que seriam flagrados com a mão na massa. Ou seja , vale a pena posicionar um fiscal por um dia para identificar e multar esse tipo de gente .
Enviarei uma carta á direção da Unama pedindo que interceda junto à PMB para por fim a essa vergonha.

Resposta da Unama
From: evaristo_ccet@unama.br
To: sagritavares@hotmail.com
Subject: Em resposta ao seu e-mail
Date: Wed, 27 Apr 2011 09:23:15 -0300


Prezado Senhor Geraldo – Bom Dia

             Em atenção ao seu e-mail encaminhado ao Reitor, com o qual concordo com a sua perplexidade diante do absurdo, quero informá-lo que já foram mandados ofícios a PMB sem que o problema tenha sido resolvido o que lamentamos. O seu e-mail foi encaminhado à coordenação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e quem sabe um trabalho mais profundo de educação ambiental junto as “pessoas” que ali depositam diariamente o lixo possam ter um outro comportamento, ao mesmo tempo encaminhar novamente a PMB agora um relatório com fotos que demonstre o tamanho do problema que além de sujar a cidade, também é em parte, responsável pelos tranbordamentos dos nossos canais e alagamentos de diversos locais da cidade quando das nossas chuvas diárias.
Atenciosamente
Evaristo Rezende

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB