DEMOCRACIA EQUIVOCADA.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Por Walmari Prata de Carvalho
O brasileiro Francenildo Costa caseiro em Brasília. Depois de confirmar que Antonio Palocci freqüentava regularmente a mansão que fingia nem conhecer, teve o sigilo bancário estuprado a mando do ministro da Fazenda do governo do PT.
Nafissatoudiallo mudou-se para Nova York em 1998 e é camareira do Sofitel desde 2008. Quando arrumava o apartamento, foi estuprada por seu ocupante, o diretor do FMI e candidato à presidência da França.
A direção da Caixa Econômica Federal absolveu liminarmente o culpado e acusou a vítima de ter-se beneficiado de um depósito irregular no valor de R$ 30 mil. Por duvidar da palavra do caseiro, a Polícia Federal resolveu interrogá-lo até admitir, horas mais tarde, que o dinheiro fora enviado pelo pai do jovem detido por dizer a verdade.
Consumado o crime em Nova York, a direção do hotel chamou a polícia, que ouviu o relato de Nafissatou. Confiantes na palavra da camareira, os agentes da lei localizaram o paradeiro do hóspede suspeito e conseguiram prendê-lo dois minutos antes da decolagem do avião que o levaria para Paris, e, para a eterna impunidade.
Estas, entre inúmeras outras são diferenças que caracterizam a distancia entre uma verdadeira democracia, e, a que dizem existir em nosso país. No Brasil, os compadres, parentes, aliados, coniventes são, com raríssimas exceções, considerados no cometimento de crimes, apenas como equivocados, dificilmente respondendo efetivamente por seus crimes.
Por estes, e, tantos outros motivos depositei minhas esperanças de mudanças votando no PSDB, tanto a nível nacional como estadual. A nível local consegui o pretendido. Hoje, apesar de ainda muito cedo, começo a duvidar de minha escolha. Inicialmente repudiei o nepotismo cruzado alertado judicialmente pela própria OAB, depois, a descaracterização ideológica pela ação do parte e reparte dos órgãos estaduais divididos em cotas partidárias em nome de uma tal governabilidade.
Agora, mesmo dizendo que não é, mas, inerte se deixando ser, macula-se em conivência, provavelmente em nome dessa mesma governabilidade ou quem sabe, pelos possíveis hermanos tucanos, ao não acionar seus deputados para assinarem pela CPI da ALEPA. Lembram-me os compadres do PT.
Ser ou não ser, eis a questão.
Será que o filme é o mesmo, e, mudaram-se apenas os atores?
Belém, 25 de maio de 2011.
WALMARI PRATA CARVALHO

2 comentários:

Anônimo disse...

“ Para que levar a vida tão a sério se ela é uma incansável batalha da qual jamais sairemos vivos ?!?!??!? “

Bob Marley

Eu... disse...

Ternura

Eu te peço perdão por te amar de repente
Embora o meu amor
seja uma velha canção nos teus ouvidos
Das horas que passei à sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
Das noites que vivi acalentando
Pela graça indizível
dos teus passos eternamente fugindo
Trago a doçura
dos que aceitam melancolicamente.
E posso te dizer
que o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas
nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras
dos véus da alma...
É um sossego, uma unção,
um transbordamento de carícias
E só te pede que te repouses quieta,
muito quieta
E deixes que as mãos cálidas da noite
encontrem sem fatalidade
o olhar estático da aurora.

(Vinícius de Moraes)

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB