Brasil tem 86 mil adolescentes inscritos em cadastro de infratores

sábado, 11 de junho de 2011


Mais de 86 mil adolescentes entre 12 e 17 anos já passaram pelo Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito com a Lei, criado em fevereiro de 2009, e mantido pelo Conselho Nacional de Justiça. O cadastro visa reunir o histórico e o perfil dos infratores.
Segundo consulta realizada no final de maio, são 86.696 jovens inscritos e um total de 112.673 processos cadastrados, entre ativos e conclusos, desde a criação do banco de dados. isto é, os adolescentes cadastrados foram ou estão sendo processados.
Dados levantados
Número de processos ativos - 80.490.
Atualmente 28.467 jovens estão cumprindo algum tipo de medida sócio-educativa, que pode variar da advertência até a internação em estabelecimento educacional.
Gênero: a maior parte dos jovens cadastrados é do sexo masculino (25.802).
Número de adolescentes que estão cumprindo a medida sócio-educativa de internação:  4.546 em todo o país.
O programa existe desde junho de 2010. Praticamente todos os Estados já foram visitados; falta apenas São Paulo. O objetivo é lançar, até o final do ano, uma radiografia de todo o sistema socioeducativo, justamente com base nas visitas realizadas às unidades do país para fundamentar a idealização de políticas públicas apropriadas para os problemas encontrados nas visitas.
Unidades: reproduzem a realidade do sistema carcerário, prevalecendo a visão segregacionista e de contenção, comum para adultos;
situação social dos adolescentes: a maioria é formada por jovens de classe social menos favorecida, com pouquíssima escolarização. Muitos vêm de lares desfeitos.
Fonte: Agência CNJ de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB