Aeroportos: rumo à privatização?

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Foi criado o Conselho Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero),  conforme publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira, dia 15 de agosto, por meio de decreto presidencial.

O conselho será composto pela Agencia Nacional de Aviacao Civil (ANAC) e mais sete ministérios: o da Defesa, Justiça, Agricultura, Fazenda, Planejamento, Saúde e Casa Civil.
A questão central é que toda esta estrutura ficará subordinada a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Esta secretaria, por sua vez, foi criada recentemente e tem como finalidade colocar em marcha a privatização dos aeroportos através de concessões dos novos terminais que estão sendo construídos em aeroportos como o de Cumbica, em Guarulhos, Viracopos, em Campinas e o Juscelino Kubitischek, em Brasília.

O prognostico é que este seja mais um passo para concluir o processo de privatização dos principais  quemportos do país.
Além disso, a criação do Conselho Nacional de Autoridades Aeroportuárias também fortalece a ANAC que está sob controle direto dos capitalistas da aviação civil.
O objetivo do governo é concluir a privatização dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília até o fim do ano. Além destes três, que são os que mais podem dar mais lucro para os capitalistas, outros já estão na lista da privatização. São eles: o aeroporto Tancredo Neves, em Confins; Congonhas, em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, ambos no Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB