Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto é lançada na Câmara dos Deputados

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Foi lançada nesta terça-feira (20/09), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto. Com grande adesão de parlamentares, a frente é considerada um marco na luta por maior transparência no Congresso Nacional.

Manifestações: 
Segunda Presidente do Sindlegis, Lucieni Pereira: a iniciativa mostra que os movimentos populares podem auxiliar no combate à corrupção. "Ações como estas mostram que a Casa está conectada com os anseios da população".

Deputado Ivan Valente (PSOL/SP), um dos líderes do movimento: a criação da frente é uma resposta ao clamor da sociedade. "Resolvemos assinar a frente porque se sentiu que era o momento de dar uma resposta para a sociedade. Por isso que mobilizou parlamentares de todos os partidos". Um dos objetivos principais da iniciativa é a aprovação de projetos que deem maior transparência aos atos dos parlamentares.

Deputada Rosilda de Freitas (PMDB-ES): voto secreto não combina com democracia. "Não tem jeito de a gente pensar que a transparência não pode existir no momento em que se decide assuntos que interessam à população".

Líder tucano na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira (SP): o PSDB também apoia o fim das votações secretas no plenário da Casa. "O eleitor tem direito sagrado de saber como é que vota o seu representante. O PSDB fechou questão pelo voto aberto por entender que isto é uma exigência da sociedade e ao mesmo tempo é um processo de amadurecimento da nossa própria democracia".

Coordenadora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa: "O voto aberto é uma arma que vai demonstrar como a pessoa com quem eu honrei com o meu voto vai estar me representando".

Também participaram do evento:
  • representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), 
  • CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).
 
Movimentos Populares
O início da cobrança por maior transparência no Congresso Nacional se deu nas redes sociais e levou mais de 25 mil pessoas às ruas. A luta pela aprovação do voto aberto chegou à Câmara dos Deputados e foi encabeçada pelo deputado Ivan Valente, com a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto.
A frente pretende pressionar para que a Presidência da Câmara inclua na pauta da Casa a proposta de emenda à constituição que institui o voto aberto no plenário. A PEC está parada na Câmara desde setembro de 2006, quando foi aprovada em primeiro turno. 

Fonte: sindlegis

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB