Da moqueca ao pato no tucupi

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Caderno Comida - Página G3 - Folha de São Paulo - Coluna André Mifano (parte do texto original)
Nos últimos anos, a economia do nosso país tem estado em alta e, nós brasileiros, estamos viajando muito mais. Com o dólar em baixa, quem não quer passar uma semaninha em Nova York? Que cidade bacana. Grandes restaurantes, nos quais é necessário fazer reserva com dois meses de antecedência. E as lojas de comida? Ah... As lojas, maravilhas gastronômicas do mundo inteiro concentradas em um só lugar. Só podia ser no estrangeiro.
Será? Nos últimos tempos, também sofri algumas mudanças no dia a dia. Com as gravações do programa de TV tenho tido a oportunidade de conhecer não só os melhores lugares da cidade, como do Brasil. E, quer saber? Ganha de mil a zero de qualquer outro país....
...Ir a Belém é quase como ir a outro universo. Ir ao mercado Ver O Peso, comer peixe frito com açaí às sete da manhã e de sobremesa maniçoba é algo que papel nunca poderá revelar. As castanhas com gosto de castanha e não de plástico, as farinhas, as frutas. E se você acha que o mercado já é o bastante? Tente visitar um pedacinho da história da comida paraense conversando com Daniela Martins, filha do grande Paulo Martins, comendo pato no tucupi. E aí, quando estiver pronto mesmo, a família Castanho vai te receber no Remanso do Peixe com comida, história e sorrisos que vão te fazer nunca mais querer ir embora. Portanto, na próxima vez que você for comprar uma passagem para uma viagem gastronômica, pense bem. E escolha o melhor país. O seu.
André Mifano é chef do restaurante Vito, em São Paulo, especializado na gastronomia italiana.

Fonte: recebi de meu vizinho Eduardo Pires. Grata, Eduardo. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB