Família de desaparecido político doa documentos ao Arquivo Nacional

terça-feira, 17 de janeiro de 2012


O Arquivo Nacional, gestor do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas, recebeu, no último dia 22 de dezembro, conjunto documental composto por cartas, dossiês e recortes de revistas e jornais referentes ao desaparecido político brasileiro Sidney Fix Marques dos Santos.

A entrega dos documentos foi feita pela família de Sidney Fix, representada por Paulo Fix Marques dos Santos e Priscila Pupo Marques dos Santos, respectivamente irmão e sobrinha do desaparecido político.

Sidney Fix integrou a Frente de Mobilização Popular e o Partido Operário Revolucionário Trotskista (PORT) e teve várias vezes sua prisão preventiva decretada no período do regime militar brasileiro.

Segundo registros da época, o militante buscou refúgio na Argentina, onde desapareceu em 1976, sequestrado por agentes de segurança da ditadura daquele país, em um caso provavelmente relacionado à Operação Condor, aliança repressiva estabelecida pelas ditaduras militares sul-americanas.

O gesto da família de Sidney Fix reforça as ações do Centro de Referência Memórias Reveladas no sentido de tornar públicas informações sobre as lutas políticas do período do regime militar no Brasil. Emocionado, Paulo Fix declarou que julga "importante que os brasileiros tenham oportunidade de conhecer mais sobre o período e sobre as consequências da repressão política para as famílias das vítimas da ditadura".

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB