A maior preocupação da sociedade é com a segurança pública

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Em audiência pública realizada na data de ontem, em Itaituba, em que o Ministério Público ouviu a sociedade civil organizada, o direito fundamental  mais reclamado foi a segurança pública. 

As Promotorias de Justiça de Itaituba, por meio das Promotoras Ana Maria Magalhães, Magdalena Torres e Paula Gama,realizaram a II AUDIÊNCIA PÚBLICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO COM A SOCIEDADE CIVIL. O objetivo do encontro foi ouvir a sociedade de Itaituba, Trairão e Aveiro acerca das questões sociais que entendem ser prioridade para a atuação do Ministério Público, que serão alocadas como metas no plano de atuação das referidas promotorias para o período de março/2012 a fevereiro/2013.
O evento ocorreu na sala do Tribunal do Júri da comarca e contou com grande número de cidadãos - a maior parte representantes de entidades da sociedade civil organizada dos três municípios. Autoridades locais também prestigiaram a audiência.

Foram ouvidas as manifestações orais de 30 cidadãos previamente inscritos. Todos, sem exceção, em suas falas, revelaram suas preocupações com a deficiência da segurança pública. Nesse item, a maioria revelou enfrentar problemas com a Polícia Civil, pedindo maior controle da atividade policial. O segundo problema mais falado foi o avanço do tráfico de drogas, assim como pediram melhor fiscalização do trânsito, exigência aos particulares e ao município de observância da lei de calçadas, reclamaram da deficiente iluminação pública que dá maior fôlego para o crime, apontaram a completa ausência do Estado nas comunidades rurais, com destaque para a falta de policiamento ostensivo, entre outros. 
O segundo problema mais comentado foi a má aplicação do dinheiro público.
Muitos reclamaram da falta de estrutura do Conselho Tutelar e denunciaram que o poder público municipal não respeita o Plano Diretor, permitindo que construam moradias em espaços onde deveriam ser construídas praças.

Encerrando o ato, a Dra. Ana Maria Magalhães fez os encaminhamentos e,
nas considerações finais, destacou a importância da participação da sociedade para a consecução dos direitos fundamentais garantidos na Constituição, assim como relevou a necessidade de afirmamos o estado paraense na região do Tapajós, entendendo que unidos somos mais fortes e podemos construir um futuro grandioso para o Estado do Pará, compatível com a terra de ricas florestas e rios gigantes - a princesa louça da Amazônia. 
A sessão encerrou-se com o Hino do Pará, que foi entoado por todos os presentes. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB