Obama proíbe mineração perto do Grand Canyon por 20 anos

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O governo dos Estados Unidos proibiu a mineração em uma área de 400 mil hectares no entorno do Grand Canyon pelos próximos 20 anos. A decisão da administração Obama foi comemorada por ambientalistas, mas a oposição fez críticas, a chamando de “matadora de empregos”.
A Associação Nacional de Mineração dos EUA se disse “desapontada.
A proibição é a mais longa permitida pela legislação americana.
A área do Parque Nacional do Grand Canyon é rica em urânio e os pedidos de mineração aumentaram pelo menos oito vezes entre 2005 e 2009. A exploração desse mineral pode contaminar a água da região.
Vista aérea do Grand Canyon em foto de junho de 2009 (Foto: AFP)Vista aérea do Grand Canyon em foto de junho de 2009 (Foto: AFP)
Os representantes da indústria americana afirmaram que a decisão vai prejudicar os consumidores americanos.
John McCain, que disputou a presidência com Obama e é senador pelo Arizona (onde fica o Grand Canyon) criticou a proibição. Segundo ele, é “um golpe devastador para a criação de empregos no norte do Arizona”.
O grupo ambientalista Pew, que advogava a favor da moratória, elogiou a decisão. “Uma das coisas pelas quais o presidente Obama será lembrado será pela proteção do Grand Canyon”, disse Jane Danowitz, líder da entidade.Fonte:http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/01/obama-proibe-mineracao-perto-do-grand-canyon-por-20-anos.html

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB