A ordem agora é curtir UFC (ou será MMA?)

domingo, 15 de janeiro de 2012

Por Ana Maria
De repente, não mais do que de repente, a mídia nos apresenta a nossa nova paixão: UFC.  Dei-me conta disso dois dias atrás, quando conversava com um amigo sobre futebol. A "minha ficha caiu" ao lembrar que, apesar de a televisão, para mim, resumir-se aos jornais e a alguns  filmes (não vejo novelas e vomito se assistir a um programa do tipo Domingão do Faustão, Big Brother, Eliana e coisas do tipo) nos últimos dias vi passar na telinha um verdadeiro bombardeio de propaganda da luta de MMA que ocorreu nesta madrugada. A cada intervalo do Jornal Nacional e do Jornal da Globo, lá estava: UFC 142. Além da propaganda intensiva veiculada em horário nobre, os jornais da Rede Globo passaram reportagens sobre essa modalidade de esporte e, ao final, os âncoras teceram comentários favoráveis sobre a luta. O resultado dessa intensa campanha não poderia ser outro: a disputa da madrugada "parou" o país diante da tela da Globo. 

O brasileiro que hoje, ao acordar, não souber falar sobre o grande acontecimento esportivo da madrugada estará totalmente desatualizado, fora do padrão massificador da nova ordem pós-moderna, em que todos devemos gostar das mesmas coisas, usar os mesmos modelos de roupas, falar sobre os mesmos assuntos, enfim, ser iguais. Quem tiver o azar de ser diferente ... coitado! vai ter que sofrer um bocado, até se enquadrar na padronagem que os donos do mundo traçaram para a humanidade: a de consumidores vorazes de tudo o que nos for apresentado pela mídia para poder gerar muito lucro para poucos.

Então, como este blog tem a pretensão de ser educativo e não quer, de forma alguma, ser diferente em nada (Deus me livre, é terrível ser diferente, todos comentam sobre a pessoa, fazem conjecturas malucas, não entendem ...) vou fazer alguns esclarecimentos sobre o UFC. Aconselho ler até o final pois, sem esses conhecimentos de alta relevância social, você, leitor, nao poderá sair hoje à rua, sob pena de passar vergonha, ser taxado de ignorante e até de desatualizado. 

O que é UFC? é o maior e mais importante evento de MMA do mundo. Eles recebem uma numeração. O de ontem recebeu a numeração geral UFC 142, e a local foi UFC Rio 2 (em agosto do ano passado ocorreu o UFC Rio 1).  

MMA é a sigla para Artes Marciais Mistas (Mixd Martial Arts), modalidade de luta que nada mais é do que o antigo Vale Tudo que foi rebatizado com novo nome e lançado como a nova paixão esportiva ocidental para poder ser alçado à categoria de esporte olímpico e  movimen-
tar milhoes e milhoes de dólares. Assim, todos os que nele atuam (lutadores, patrocinadores, mídia, etc.) estão ganhando "rios de dinheiro". Basta dizer que o bilhete para o setor cadeira premiere custava R$ 1.600,00 e para cadeira especial, R$ 1.000,00. 

A disputa não ocorre em um ringue e sim em um octógono - uma estrutura de oito lados, sem as cordas de cercamento. 

UFC 142: realizado no octógono do UFC Rio 2, nesta madrugada, no HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Foi o segundo após o retorno da franquia ao país. 

Lutas mais importantes do UFC 142:   

Principal luta da noite: o campeão do peso pena José Aldo x o americano Chad Mendes. O brasileiro (natural do Amazonas) venceu por nocaute com uma joelhada certeira a um segundo para o fim do primeiro round.

Segunda luta mais importante: o carioca Vitor Belfort x o americano Anthony Johnson. O marido de Joana Prado venceu  por nocaute ainda no primeiro round, embora tenha tido dificuldades no início, inclusive sofrendo algumas quedas.Ao final da luta ele declarou:  "o meu sonho foi realizado hoje: o UFC é uma paixão nacional!".

Foto: Rafael Alvez - Yahoo! Brasil


O MMA ganhou muitos adeptos nas academias depois do UFC Rio 1 e a grande exposição midiatica dos lutadores Anderson Silva, Minotauro e Maurício Shogun, no ano passado.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB