POLITICAGEM INSTITUCIONALIZADA NA PM.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Por WALMARI PRATA CARVALHO-CEL PM RR

A Abrupta mudança do comando da PM é contraditória ao que diz o governo em relação à melhoria na segurança pública com a apresentação de índices que indicam a queda da criminalidade. Os agradecimentos do governador ao comandante que sai ratificam a satisfação ao mesmo no exercício da função. Ninguém tomou conhecimento de qualquer ato desabonador que justifique sua inopinada defenestração. Não estou defendendo o que sai ou execrando o que entra, mesmo porque, nada tenho que desabone aludidos profissionais. Defendo a condição do COMANDANTE GERAL DA PM, em qualquer tempo ou governo. O governo precisa compreender que a segurança pública jamais sobrevivera caminhando par e passo com a politicagem. A política em sua essência sempre será assimilável em qualquer secretaria, mesmo neste especial setor. A política séria é aquela compartimentada pelas leis estatuídas, a ela qualquer coronel se adapta com facilidade, entretanto,quando a substituem pela politicagem generalizada onde ZEUS e NALDOS de seus pedestais do OLIMPO usam de seus asseclas de MACHADOS na mão a abrirem estradas inimagináveis aos legalistas,mas, assimiláveis aos insensíveis lenhadores e seguidores, que inebriados pela luz do poder, se permitem a despeito do bem maior (PM) derrubar estruturas, conceitos éticos, comandantes, e, todos aqueles que a esta esdrúxula condição se posicionarem, tudo, para que a politicagem prospere em beneficio de seu ZEUS e NALDOS seus eternos deuses do OLIMPO.
A técnica do sucesso alardeado pelo governo é preterida pelos desejos da infiltração maior da politicagem, e, para que isto prospere muda-se o gestor na esperança de que o próximo assimile com mais facilidade as vontades infiltradas daqueles que deveriam apenas legislar e cobrar respostas dos executores de área, não importando quem o seja.
A todo comandante geral exige-se o conhecimento profissional, principalmente na operacionalidade, entretanto, aliado a todo este conhecimento, para que o mesmo possua uma liderança consentida, fator fundamental para quem comanda é que ele tenha POSTURA DE COMANDANTE. A política permite isto, a politicagem jamais. Fico triste aos coronéis que se submetem ao poder dos politiqueiros, e, que se agrupam em subserviência ao redor de nocivas condutas. Fico mais triste ainda pelo caminho que vejo minha secular instituição transitar. Não consigo compreender como um homem de visão como nosso governador, ainda não teve a acuidade, mesmo avisado com antecedência, de perceber esta sandice institucional. Fico com enorme pena do qualificado novo comandante, pois, para não sucumbir terá que se submeter à politicagem, e, já inicia seu calvário tendo que engolir um subcomandante que lhe será imposto goela abaixo.

Belém, 03 de janeiro de 2012.

WALMARI PRATA CARVALHO-CEL PM RR

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB