Visitar a Igreja centenária de Alter do Chão é pura emoção de pertencimento à Amazônia

domingo, 8 de janeiro de 2012

Santarém - Visitei ontem, junto com os colegas PJ´s Paulo Igor, Samuel e Lilian a igreja centenária de Nossa Senhora da Saúde, em Alter do Chão (PA), que foi reaberta no dia 31 de dezembro de 2011, depois de passar por um grande processo de restauração que lhe resgatou as características originais.
A igreja, de 115 anos, é Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém e estava fechada desde setembro de 2011. No final do ano, quando li a notícia de que a igreja seria reaberta, fiquei ansiosa para conhecê-la. Mal aportei por aqui, já pedi para ser levada até esse monumento do passado que, felizmente, foi restaurado e entregue à comunidade. 


Foto: PJ Paulo Igor Nascimento

Tudo em Santarém - até um simples caminhar pelas ruas - emociona porque o local nos impõe uma sensação de pertencimento a Amazônia. A beleza e a gradiosidade da natureza é impactante. Ver o majestoso Rio Amazonas sendo "empurrado" pelo suntuoso Rio Tapajós logo ali, à nossa frente (basta estender a vista) nos traz emoções de estarmos inexoravelmente ligados uns aos outros pelo simples fato de sermos amazônidas e termos um passado e um destino em comum. 

História da Igreja - construída em estilo colonial português, a igreja de Nossa Senhora da Saúde foi inaugurada em 06 de janeiro de 1896 e recebe anualmente milhares de visitantes.
Em 21 de junho de 2009, a igreja de Nossa Senhora da Saúde foi reconhecida como Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém. Ela é a única construção histórica do balneário de Alter do Chão, distante 34 km do município sede, que mantém seus traços originais do século XIX, inclusive seu altar-mor, de 1925, trabalhado artesanalmente em estilo rococó. Ela se destaca, ainda, por representar o maior patrimônio material da vila, onde é realizada há mais de 300 anos a conhecida Festa do Sairé.
O prédio da Igreja inclui a capela central e duas naves laterais. A capela possui 25 metros de comprimento e 7,97 metros de largura. A espessura das paredes chega a 40 centímetros. Na parte superior, encontra-se o espaço para o coro e duas portas originais em madeira, com sacadas que têm como vista a praça principal da vila. No lado esquerdo, uma das portas dá acesso à nave que abriga o sino de bronze que pesa 60 Kg.


Outras igrejas - O município de Santarém, que teve seu processo de ocupação e expansão decorrente da ação de missionários, conta com 63 igrejas católicas distribuídas em áreas urbanas e rurais, algumas construídas há mais de duzentos anos e que constituem parte importante do patrimônio histórico da cidade.

Dados históricos - fonte: notapajós.com 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB