A INDIGNAÇÃO DA PRESIDENTA; POR QUE JÁ?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nossa Presidente Dilma aparece em cadeia nacional dizendo-se indignada com as articulações de policiais gravadas em escuta telefônica. A Presidente tem todo o motivo para indignar-se, realmente qualquer greve de qualquer segmento militar é condenável, e, sem embasamento constitucional. Quando observamos movimentos grevistas nos Estados do País percebemos nitidamente que, a estrutura militar baseada na disciplina e hierarquia encontra-se comprometida.
Já vai longe o tempo em que as instituições primavam pelo fortalecimento destas vigas mestras de sustentação institucional, fatores fundamentais nos atributos de formatação das atribuições constitucionais.
Esta presente condição, este desapego estrutural, esta anarquia institucionalizada, não foi gerada no seio da força Policial, ela apenas tornou-se, por diversos fatores, hospedeiro desta doença externa chamada politicagem.
Senhora Presidenta, a senhora e seus iguais foram os responsáveis pela contaminação institucional, e, em todos os estados diariamente alimentam este cancro em nosso seio.
Ele se agiganta quando em época eleitoral acenam com melhorias como a PEC 300.
Ele se agiganta quando exoneram um Comandante Geral que não concorda com ingerências políticas.
Ele se agiganta quando em épocas de promoções é necessário o dedo dos que indicam muitas, e, repetidas vezes tirando o direito de terceiros que, não possuem apadrinhamento, ou não rezam na mesma cartilha ideológica do poder.
Ele se agiganta quando o técnico é preterido funcionalmente por outro indicado sem qualificação.
Isto e muito mais são alimentos desestruturastes, que fragilizam as vigas mestras de qualquer instituição militar. Seus membros infectados pela politicagem corriqueira em seu meio, e, sabendo que, suas demandas somente serão equacionadas se a isto se submeterem; logicamente que, a maioria toma este rumo, e, a minoria por não rezar nesta cartilha sucumbe às artimanhas dos conchavos, apadrinhamentos, desejos de politiqueiros; acabam por sucumbirem ao canto das sereias.
Já infectados observam diariamente, as articulações dos meios que os infectaram, quando buscam aprovações de emendas; quando defendem seus iguais de uma CPI; quando dizem não vi, não sei, não ouvi tudo em defesa de seu partido; quando descaradamente mentem, e, mesmo pego na mentira a transformam em equivoco unicamente pelo corporativismo explicito, aí então, aprendem do oficio, inclusive articulações. Presidenta, os maus exemplos nacionais, estaduais e municipais são tantos que me falta espaço, e, me revolta o estomago.
A senhora, Presidenta, está se indignando agora, por não ter se indignado antes com seus pares, e, assim como à senhora muitos governadores.
Prenderam o PM; quantos ao seu lado já feriram nossa constituição, e, ficaram em liberdade.
O País precisa acabar com a ingerência política em estruturas como as militares. Cobrem resultados, mas, não escolham atores, não definam direitos, deixe as estruturas legalistas internas balizar o todo.
 Os exemplos devem vir do alto, mas, do alto só cai ministros, que nem presos são.

Belém 09 de fevereiro de 2012.
WALMARI PRATA CARVALHO
walmariprata@hotmail.com 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB