O VÔO DO CONTRADITÓRIO

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Por WALMARI PRATA CARVALHO

Cai uma aeronave alugada aogoverno do estado, e, utilizada pelo corpo de bombeiros. O diligente promotormilitar através da mídia diz que ira apurar o fato. Correta a atitude do fiscalda lei, talvez, sem a necessidade midiática para o ato de oficio.
Não resta duvida que todos devemlamentar o risco de vida que enfrentaram os ocupantes do helicóptero,e,agradecera Deus terem sobrevividos.Devemos ainda enaltecer a nobre missão policial quedisseram estar executando.
Por outro lado, todos sabem que nosperíodos de festas, o sistema de segurança, dentro da previsibilidade dosmesmos elabora um macro planejamento de cobertura policial em todos os sentidosda área, com abrangência em todo o Estado, e, o publica com a devida antecedência,com data de começo e fim, alem de informá-lo a sociedade pela imprensa. Nesteplanejamento macro fica descrito as varias ações a serem realizadas, suas áreasde atuação, e,o responsável direto e sua guarnição empregada.Quando a ação aser desenvolvida necessita de emprego de efetivo com conhecimento técnico especifico,descreveainda mais em detalhes nominando específicos profissionais que irão atuar nopeculiar apêndice do planejamento geral do evento.Neste especifico apêndice deveestar amplamente estabelecido os afazeres que estavam sendo desenvolvido pelaequipe antecipadamente encarregada,que veio a sofrer o acidente.Dentro desta expectativa,e,certeza,todos nós ,que compreendemos da arte de planejar ações de segurança,deimediato nos permitimos aceitar esta condição como pré-requisito para que, aaeronave e sua guarnição tenham levantado vôo.Robustecendo a esta visão daburocracia operacional que antecede as ações operacionais podemos recorrer aocontrato de locação da aeronave,e,seu seguro para o vôo.Logicamente que ocontrato,e,destinação ao corpo de bombeiros estabelece ações correlatas AA atribuiçõesdo órgão,e,por isto mesmo o peso de seu seguro devera ser proporcional ao graude risco,que será divergente as aeronaves em igual situação destinadas aoPoliciamento das PM,e,PC que representam um grau de risco maior.Neste contrato verificar-se-áa divergência de utilização,se for o caso.
A mídia por não compreender danecessidade deste pré-requisito levanta divergentes possibilidades que, somenteprosperariam se tais requisitos não tenham sido observados, pois, sem eles, aação não seria de planejamento para a semana de carnaval, como propalado por umdos acidentados, mas, de um inopinado vôo, que assim mesmo necessitaria de um acidente(policial ou de transito) para motivá-lo.
Ocorre que, o próprio governo fornecesustentação para as desconfianças da imprensa com referencia a realaplicabilidade do vôo. Ao anunciar nos jornais do dia de hoje que, em portariapublicada no Diário Oficial de ontem cria a Superintendência da regiãoMetropolitana de Policia Civil. Em outra portaria também publicada ontem cede odelegado Eder Mauro Cardoso Barra a Secretaria de Estado de Segurança Pública edefesa Social, para sempre que necessário, ele atue como piloto e co-piloto no GrupamentoAéreo, mas, continuando a exercer suas funções de diretor da DRFR. Deixa cabalmentesublimado no ato, o desejo de disciplinar ação referente ao uso da aeronavepelo delegado em questão. Se a portaria se faz necessário agora, os atosanteriores praticados pelo autor não estariam embasado no disciplinamento burocráticosomente agora criado. A emenda ficou pior que o soneto, e, salvo juízo nãopropicia o apoio necessário a este grande delegado merecedor de todo esforço dosistema em decorrência de suas meritórias atividades. O momento desta portariaera lá atrás, ou, bem mais a frente, não agora. Ela veio corroborar com asdivergentes informações da imprensa, e, suscitar ao promotor maior empenho naapuração em decorrência de estabanada portaria. Será que desejam no fundocrucificar o operante delegado?Na realidade, agora, somente o promotor terá acondição de apresentar em juízo uma das verdades. Esperemos que o juízo faça ajustiça final.


Belém 25 de fevereiro de 2012.


WALMARI PRATA CARVALHO
walmariprata@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB