Bancos terão que cobrir cheques sem fundos emitidos por clientes

terça-feira, 29 de maio de 2012

Instituições financeiras têm responsabilidade sobre o comportamento de seus clientes, segundo o TJ de Santa Catarina, que condenou Banco do Brasil e Bradesco.

Instituições financeiras têm responsabilidade sobre o comportamento de seus clientes, inclusive com a obrigatoriedade de cobrir cheques emitidos sem provisão de fundos pelos seus correntistas.

A decisão, considerada uma guinada jurisprudencial, é da 3ª Câmara de Direito Civil do TJ de Santa Catarina, aplicada no julgamento de duas apelações sob relatoria do desembargador Fernando Carioni. Os ônus das duas condenações cíveis recaem sobre o Banco do Brasil e o Banco Bradesco.

A partir do momento que o banco fornece o talonário de cheques ao correntista sem suficiência de saldo mínimo em conta-corrente, descumpre uma obrigação imposta por lei, que, gerando um prejuízo a outrem, faz nascer a responsabilidade civil para reparar o dano decorrente de sua atividade, analisa o magistrado, em seu acórdão.

Carioni baseou sua decisão nas regras do Código de Defesa do Consumidor, pois vislumbrou uma relação de consumo entre as partes mesmo que por equiparação, com a consequente responsabilidade civil objetiva da instituição e a aplicação da teoria do risco da atividade.

Nos dois casos em análise, pequenos comerciantes receberam - na entrega de produtos e serviços - cheques emitidos sem provisão de fundos pelos clientes.

Embora não correntistas das respectivas instituições financeiras, os comerciantes lesados terminaram também prejudicados pelas instituições financeiras - é a linha dos dois julgados.

Não há nenhuma dúvida de que a devolução de cheques sem provisão de fundos decorre da falha da prestação do serviço das instituições financeiras, pois os correntistas somente podem fazer uso desse título de crédito após autorizados por seu banco, que, antes, deve fazer cumprir todas as normas regulamentares relativas à conta-corrente, explica o relator.

Os dois acórdãos ressalvaram o direito de os bancos, em ações regressivas, buscarem cobrir eventual prejuízo junto aos seus próprios correntistas.

Nas duas ações em discussão, as instituições financeiras foram condenadas ao pagamento dos prejuízos materiais registrados com a emissão de cheques sem fundo de seus clientes. As decisões foram unânimes.

Cabem recursos especiais ao STJ
 (Procs. nºs 2012017315-9 )

3 comentários:

Anônimo disse...

Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I've really enjoyed surfing around your blog posts. After all I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!
Feel free to visit my web blog ... lacaixa

Anônimo disse...

Olá Ana Maria !

Gostei bastante do seu blog e gostaria de saber se haveria a possibilidade de compartilharmos conteúdo entre nossos blogs já que o meu blog já é bastante conhecido e fala sobre bancos e economia.

Aguardo seu contato


Marcos Marinho
Blog IndicaBancos
indicabancos@hotmail.com

Anônimo disse...

Nosso Blog é

www.indicabancos.blogspot.com.br

Estamos dando início a um projeto chamado "Banco dos Réus " Que seria um site para que a população pudesse fazer reclamações contra as instituições financeiras e iremos precisar de ajuda.

www.facebook.com/bancodosreus

Atenciosamente


Marcos Marinho
Blog IndicaBancos
indicabancos@hotmail.com

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB