COMISSÃO DA VERDADE: A ESCOLHA ENTRE HISTORIA E A ESTÓRIA

segunda-feira, 21 de maio de 2012

POR WALMARI PRATA CARVALHO


A presidente emocionou-se durantediscurso de instalação da Comissão da Verdade. Não resta duvida que não haja equilíbrioou isenção na escolha de seus membros. A verdade sempre será colhida de duas estóriascontadas, de onde se tira à verdadeira historia. Verdade contada por um só ladojamais será historia, no maximo estória,a mesma estória que, pela repetiçãoditada pelo poder de governo em suas grades curriculares vem sendo massificadanos bancos escolares ao longo do tempo.
Acredito que devemos sim tornartransparente este período. A efetiva claridade carrega a necessidade deamplitude geral, de lada a lado, logo, somente será possível com umbalanceamento equilibrado, e, harmonioso entre as partes com a participação detécnicos especializados na arte de escrever com imparcialidade a exatidão doencontrado pelo grupo.
A emoção da presidente, jamais terásignificado o sentimento da coisa feita pelo equilíbrio nos resultados. Nestaemoção existe sim a certeza do resultado, a concretização de uma vendeta há muitoperpetrado por ela e seu clã; foi uma emoção de ver concretizada um antigo desejopessoal, jamais um desejo nacional.
Este grupo, e, esta senhoranecessita de muita acuidade, e, intensa audição, na sociedade já se lê, e, se escutaum murmúrio ainda abafado, que se permite o prenuncio em ratificação de umantigo grito que, no inicio desta demanda pseudamente esclarecedora acordou osdeitados em berço esplendido.
Acionados ou mobilizados, osagora não tão deitados esperam, assim como a sociedade espera que toda averdade venha à tona independentemente de lado; coloquem na maquina de lavarroupa toda a indumentária vestida pelos dois lados, para que depois de limpas asociedade possa analisar com transparência os erros e acertos de todos. Tenhamem mente que esta comissão não possuindo equidade, equilíbrio, transparência plena,e, abrangência total poderá transformar-se num estopim de um novo tempo, ouquem sabe o despertar de um antigo.

Belém, 18 de maio de 2012.

WALMARI PRATA CARVALHO

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB