Relatório de insustentabilidade da VALE S/A

terça-feira, 1 de maio de 2012

As organizações da Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale lançaram, durante uma coletiva de imprensa, em 18 de abril de 2012, o primeiro Relatório de Insustentabilidade da Vale, um documento-sombra do ‘Relatório de Sustentabilidade’ da empresa, que visa mostrar seu alinhamento com os princípios internacionais de responsabilidade social e ambiental.

Mantendo a estrutura do Relatório de Sustentabilidade lançado em 2011, último disponibilizado pela empresa, o documento sombra rebate dados e números sobre trabalho, saúde, comunidades afetadas, emissão de poluentes, geração de resíduos, etc., com base nos mesmos critérios do Global Reporting Initiative, as diretrizes do Pacto Global da ONU e do ICMM (Conselho Internacional de Mineração e Metais).

Questões ambientais:  o relatório aponta que a Vale impactou, no último ano de registro, 18,26 km2 de floresta amazônica. Suas emissões de poluentes aumentaram 70% entre 2007 e 2010, e a empresa gerou76 milhões de toneladas de efluentes líquidos e 446 mil toneladas de resíduos.

Segurança no trabalho e no entorno dos projetos da mineradora: o  relatório aponta 11 mortes e 124 acidentes graves ou fatais na Ferrovia Carajás. O documento também denuncia que a empresa diminuiu os gastos no setor, trazendo o exemplo de dois trabalhadores canadenses soterrados e mortos este ano na mina de Sudbury, em função de negligência com acúmulo indevido (e reportado) de água nos canais de escavação.
Clique aqui para ler o relatório na íntegra.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB