Plágio será um tipo específico no novo CP

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Apropriar-se de uma ideia é apropriar-se de um bem, só que imaterial. É o chamado “plágio” que, no novo Código Penal (CP), em discussão no Congresso Nacional, terá um tipo penal específico.
O ministro Gilson Dipp, presidente da comissão que elaborou a proposta do novo código, afirmou que o objetivo é evitar a utilização indevida de obra intelectual de outro para induzir terceiros a erro e gerar danos. “O direito autoral estará melhor protegido com esses novos tipos penais e com a nova redação do que está hoje na lei vigente”, avaliou. O novo tipo define o delito como “apresentar, utilizar ou reivindicar publicamente, como própria, obra ou trabalho intelectual de outrem, no todo ou em parte”.

A legislação atual não oferece critérios específicos para definir juridicamente o plágio. Sua caracterização varia conforme a obra: músicas, literatura, trabalhos científicos etc. O tema é tratado principalmente na esfera civil ou enquadrado como crime contra o direito autoral, como descrito no artigo 184 do Código Penal, alterado pela Lei 10.695/03.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB