Condenados: José Genuíno e Delúblio Soares por falsidade ideológica no processo relacionado a empréstimos feitos pelo BMG ao PT

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares foram condenados na terça-feira passada pela Justiça Federal de Minas Gerais por falsidade ideológica no processo relacionado a empréstimos feitos pelo banco BMG ao partido na época do escândalo do mensalão.

A decisão da 4a Vara Federal de Belo Horizonte também condenou o empresário Marcos Valério, operador do esquema de compra de apoio político ocorrido durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ficou conhecido como mensalão. Também foram condenado Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, sócios do empresário, além de seu advogado Rogério Tolentino pelo mesmo crime.

Foram ainda considerados culpados por gestão fraudulenta de instituição financeira os diretores do BMG Ricardo Annes Guimarães, João Batista de Abreu, Márcio Alaôr de Araújo e Flávio Pentagna Guimarães, segundo informações do Ministério Público Federal.

Genoino e Delúbio já foram condenados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa, junto com o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, apontado como o "chefe da quadrilha" do mensalão.

O julgamento do trio sobre o crime de formação de quadrilha na ação penal do mensalão deve começar nesta semana.

 "instrumentos formais fictícios".

A decisão da Justiça Federal mineira chama os empréstimos do BMG ao PT de "instrumentos formais fictícios": "Grande parte dos valores emprestados pelo BMG foi repassada aos tomadores dentro de um cenário pouco usual na prática bancária, diante de situações limites de risco de inadimplência", afirma a decisão.

"Extrai-se ainda e, principalmente, que grande parte dos valores amortizados adveio de recursos do próprio BMG, ou seja, o BMG praticamente pagou para emprestar."
 Fonte: Reportagem de Eduardo Simões, Reportagem adicional de Hugo Bachega em Brasília

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB