Graça Azevedo, procuradora geral do MP recém eleita, morre em acidente em Nova Timboteua

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Há poucas horas aconteceu uma tragédia que abalou o Parquet paraense: a procuradora de justiça Graça Azevedo, recém eleita procuradora geral, morreu no final da tarde de hoje em decorrência de um acidente automobilístico na PA-324 - rodovia que dá acesso a Salinópolis, no trecho entre Nova Timboteua e Peixe-boi. 
Segundo as primeiras informações levantadas, ocorreu uma colisão frontal entre o Honda Fit dirigido pela procuradora e uma Nissan Grand Livina, dirigida por Samuel Santiago Rodrigues, 52 anos, que foi socorrido com vida e conduzido para um hospital em Belém.
No carro de Graça Azevedo viajava também sua secretária, Rita de Andrade Ribeiro Portal, que também foi a óbito em face da colisão. Na Nissan, o carona era o servidor público do Tribunal de Contas dos Municípios Alan Marcelo Pereira Ribeiro, que foi a terceira vítima fatal do sinistro.





Familiares de Alan informaram ao blog que ele saíra de Salinas com destino a Santa Maria para buscar sua irmã que veio de Tocantins para a festa de aniversário dele, que iria ocorrer no dia 29 de dezembro, caso o acidente nao tivesse interrompido sua jovem vida.



O delegado Galendi, que preside o inquérito tombado para investigar o caso, informou ao blog que amanhã mesmo, por volta das 10 horas, dará início à oitiva de algumas testemunhas presenciais, que poderão esclarecer como ocorreu a tragédia. 
Será feita uma apuração rigorosa de todos os detalhes do acidente.

Os membros do Ministério Público estao consternados. Parece um grande pesadelo.

A carreira da procuradora
A procuradora de Justiça Maria da Graça Azevedo da Silva foi a mais votada nas eleiçõs para procuradoria geral, ocorrida no último dia 07 de dezembro. Seguindo a tradição de escolher o candidato mais votado, o Governador do Pará, Simão Jatene, a nomeou para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado. A portaria com a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 20. Ela assumiria o cargo no dia 19 de março 2013 e nele permaneceria durante dois anos. 

Maria da Graça Azevedo ingressou no Ministério Público por meio de concurso público no dia 12 de junho de 1985. Atuou como promotora de justiça em diversos municípios do interior do Estado até chegar à capital, onde se destacou na Promotoria de Justiça de Meio-Ambiente. Ainda como promotora, foi eleita presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP). Promovida ao cargo de Procuradora, Graça Azevedo continuou seu trabalho em prol do meio ambiente, tanto que o atual Procuragor Geral de Justiça, Eduardo Barleta, a designou para coordenar o Centro de Apoio Operacional do Meio-Ambiente. Em outubro de 2012, atendendo a vários pedidos da classe ministerial, a procuradora Graça Azevedo lançou sua canditadura para concorer ao cargo de procuradora geral de justiça. Mesmo com uma campanha solitária (em geral, formam-se chapas de três candidatos), obteve a vitória, pois foi a mais votada por seus pares, dentre os quatro concorrentes.
Agora, uma tragédia ceifa-lhe a vida e, com ela se vão projetos de trabalho, sonhos e esperanças.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB