Lixo acumulado nas ruas ampliou tragédia no RJ

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Lixo acumulado nas ruas ampliou tragédia no RJ
RIO DE JANEIRO - O acúmulo de lixo em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, provocado pela falta de coleta regular nos últimos três meses, agravou os estragos causados pelo temporal da última quinta-feira, 3.
O prefeito Alexandre Cardoso (PSB), recém-empossado, disse que a administração anterior, de José Camilo Zito dos Santos (PP), deixou 50 toneladas de lixo acumuladas nas ruas. Dez toneladas foram retiradas nos dois primeiros dias do ano, mas as 40 restantes, com a força das chuvas da madrugada de quinta-feira, 3, se misturaram à lama e ao entulho que desceu dos morros e das casas destruídas, o que dificultou ainda mais a vazão das águas dos rios.
O lixo, segundo Cardoso, prejudicou a dragagem, especialmente do rio Capivari, que inundou e causou grandes danos no distrito de Xerém. "Todo o sistema de drenagem está assoreado, pois entrou lixo nas galerias", afirmou o prefeito. A previsão da prefeitura é de que em 48horas todo o entulho seja retirado das ruas e "em no máximo cinco dias" toda a cidade esteja sem lama, para recomeçar o trabalho de drenagem. Para o prefeito, "o que aconteceu foi um alerta, poderíamos ter tido muito mais mortes."


Dados da tragédia em Duque de Caxias:
um morto, mil pessoas estão desalojadas (temporariamente fora de suas casas) e 276 estão desabrigadas (tiveram as casas destruídas).
A força das águas destruiu 45 casas e outras 200 foram danificadas, segundo a Defesa Civil do Estado.

Prefeito anterior
Derrotado na tentativa de reeleição em outubro passado, o prefeito anterior de Duque de Caxias, Zito dos Santos,  não tem sido encontrado em sua casa, no bairro Doutor Laureano. No dia 20 de dezembro, agentes da Polícia Federal recolheram documentos e computadores na residência do político, investigado por suspeitas de desvio de verbas da saúde.

Na tarde desta sexta-feira havia montanhas de detritos, inclusive móveis e eletrodomésticos danificados, espalhadas em ruas próximas à mansão do ex-prefeito, inclusive na praça situada em frente à dita residência, onde há uma escola municipal.
Em Xerém, os moradores relataram que, pela falta de coleta, muitos jogavam lixo nos rios.

Providências
O acúmulo de lixo preocupa moradores e autoridades em função das doenças, que são potencializadas pelas chuvas. Agentes de saúde percorreram as casas orientando os moradores sobre as doenças. Nos postos de saúde e abrigos, a prefeitura distribuiu vacinas contra o tétano e difteria e produtos contra a proliferação de ratos, em alerta para um possível surto de leptospirose.

Belford Roxo
Embora sem a gravidade de Duque de Caxias, situação semelhante de coleta irregular repetiu-se na cidade vizinha de Belford Roxo. No dia 2 de janeiro, o novo prefeito, Dennis Dauttmann (PC do B), iniciou um mutirão para recolher 30 toneladas de lixo acumuladas nos últimos meses de 2012, ao final da gestão do prefeito Alcides Rolim (PT), que tentou a reeleição, mas nem chegou ao segundo turno.
Segundo a Defesa Civil do Estado, a força das águas de Duque de Caixas chegou a Belford Roxo e provocou a inundação de rios e o alagamento de várias ruas, deixando mais de 500 desalojados e oito desabrigados. A assessoria de imprensa da prefeitura disse que os danos foram causados pela chuva e o volume excessivo de água, mas que não havia lixo acumulado nos rios.

Mesma empresa e falta de pagamento
Duque de Caxias e Belford Roxo tinham contrato de limpeza urbana com a mesma empresa, a Locanty, a quem acusaram de ter interrompido o serviço. A Locanty, por sua vez, reclamava de falta de pagamento. Nenhum representante da Locanty foi localizado para explicar a falta de coleta regular nos dois municípios.

Moradores fazem a limpesa
Nesta sexta-feira, por toda a cidade os moradores limpavam casas e fachadas na tentativa de recuperar algum pertence e minimizar os estragos causados pela chuva. A comerciante Roseli Inácio, de 42 anos, e outros 11 comerciantes se uniram para limpar a rua e reabrir seus comércios. "A gente tem de se ajudar muito para tentar voltar à vida normal. Um depende do outro. As mulheres estão empenhadas nas igrejas, fazendo almoço e coletando donativos, enquanto os homens participam do mutirão de limpeza", afirmou.

Fonte: http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/lixo-acumulado-nas-ruas-ampliou-trag%C3%A9dia-no-rj

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB