Trânsito: mais de 270.000 pedestres morrem todos os anos, diz OMS

terça-feira, 7 de maio de 2013

Por em 5.05.2013 as 12:00                           


pedestrians
A cada ano, cerca de 1,24 milhões de pessoas morrem por causa de acidentes de trânsito. Destas, mais de 270 mil (22%) são pedestres, segundo dados divulgados essa semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Mais de 5 mil pedestres no mundo são mortos no trânsito por semana”, alerta Etienne Krug, líder do departamento de prevenção de ferimentos da OMS. “Isso ocorre porque suas necessidades são negligenciadas há décadas, normalmente em favor de transporte motorizado”.
 
O mesmo estudo aponta que, em países desenvolvidos, os pedestres que correm maior risco são os idosos e, nos demais países, crianças e jovens adultos – seja qual for o caso, a maioria das vítimas é do sexo masculino, independentemente da idade. A maior porcentagem de pedestres entre vítimas de trânsito é do continente africano (38%) e a menor é do sudeste asiático (12%).
A OMS faz um apelo a governos do mundo todo para que tomem atitudes para tornar o trânsito mais seguro, seja reforçando leis e melhorando estruturas (calçadas, passarelas etc.), seja educando motoristas, pedestres e outros usuários para se deslocar com mais cuidado.[Medical Xpress, OMS]

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB