Estágio para estudantes de ensino médio: altamente positivo para os menos favorecidos

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O Ministério Público paraense está na fase de formar os convênios para contratar estagiários de nível médio. O estágio é uma ação de assistência social, enquadrada no artigo 203, inciso III, da Constituição Federal, pois promove a inserção dos jovens no mercado de trabalho. 
A Lei do Estágio - Lei nº 11.788/2008 - beneficia especialmente jovens menos favorecidos, pois permite formalmente que alunos do ensino médio possam estagiar. São evidentes os benefícios dessa postura, pois a vivência no ambiente profissional, além de proporcionar a renda mensal da bolsa-auxílio e a permanência na escola (condição "sine qua non" para o estágio), representa uma oportunidade de ocupação para milhares de jovens, evitando que caiam na categoria (infelizmente cada vez com mais número de jovens) dos que nem estudam e nem trabalham. 
É evidente que o estágio ajuda os jovens a ter acesso à universidade, pois estimula o gosto pelo estudo e ajuda a definir a escolha de carreira. Mas é necessário que as empresas voltadas a essa colocação atuem em consonância com o governo, buscando compatibilizar as necessidades do mercado de trabalho com as aspirações dos estudantes, na estratégica fase de formação de futuros profissionais.

Comumente especialistas sugerem a revisão da Lei nº 11.788/2008 para repensar o prazo de dois anos estabelecido para a permanência do estagiário na mesma empresa. O argumento em favor da ampliação desse prazo é de clara compreensão, diante das vantagens que resultarão para o estudante. Mantido na mesma empresa em capacitação até a formatura, ele contaria com um belo lastro para prosseguir carreira como profissional integrado ao quadro funcional, familiarizado com a cultura organizacional e dono de uma apreciável bagagem de conhecimentos sobre sua área de atuação. 
Como gerador desses e de outros benefícios aos jovens estudantes, principalmente aqueles menos favorecidos, certamente o estágio cumpre a atribuição que lhe foi conferida pela Constituição Federal.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB