Brasil e EUA serão potências energéticas, diz estudo da AIE

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Segundo o economista-chefe da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, o mercado de energia global passa por uma transição que fará os Estados Unidos e o Brasil emergirem como grandes potências.
Os EUA estão prestes a se tornar um exportador de energia excedente e o Brasil está aumentando a produção nos campos de petróleo de águas profundas.
Apesar desses novos recursos, Birol diz que o petróleo de baixo custo do Oriente Médio continuará tendo papel central no futuro próximo: alguns países que têm sido importadores de energia por muitos anos estão virando exportadores, como os Estados Unidos, em termos de gás natural. E o Brasil, em 2015, será um exportador de petróleo significativo.
De acordo com o “World Energy Outlook”, em 2035 a produção de petróleo no Brasil vai triplicar, chegando a seis milhões de barris por dia.
Apesar da estimativa, Birol, critica o governo brasileiro: “Nossos números são menores do que os do governo porque os investidores terão de se alinhar às regulamentações governamentais. Acho que botaram um peso enorme nas costas da Petrobras. O Brasil terá de investir cerca de US$ 1,6 trilhão em 20 anos. Para comparar, o Oriente Médio precisa de US$ 1,1 trilhão”.
Birol cita fatos preocupantes:
·        as emissões de dióxido de carbono continuam crescendo e dois terços destas emissões vêm do setor de energia.
·        hoje, 1,3 bilhão de pessoas, um quinto da população mundial, não têm eletricidade, em África subsaariana, Índia, Paquistão, Bangladesh. Estudos dizem que, sem maiores intervenções, ainda teremos em 20 anos ao menos um bilhão de pessoas sem acesso à eletricidade.
Fonte: DefesaNet


0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB